A renovação dos votos é uma demonstração muito especial de que o amor do casal continua vivo. A celebração celta das bodas é uma forma de reviver o momento do casamento e reafirmar que a lealdade, o respeito e o carinho continuam sendo a base da relação. A cerimônia de renovação dos votos é uma confirmação que as promessas feitas no dia do casamento continuam sendo o combustível da vida do casal, e estas celebrações têm se tornado cada vez mais populares.
A sacerdotisa Juliana Di Avalon guiará a cerimônia, dando espaço para o momento sagrado da troca dos votos. O casal pode reafirmar as mesmas palavras ditas no dia do casamento, ou se preferirem, escolherem novos votos.
Alguns casais aproveitam a troca de votos para também renovar suas alianças, porque talvez podem ter arranhões ou estarem apertadas. Portanto, esse pode ser o momento perfeito para um novo modelo, uma reforma ou a inclusão de uma frase ou símbolo dentro da aliança que expresse os anos de relacionamento.
Os filhos do casal, familiares próximos, madrinhas, padrinhos e amigos especiais podem ler poemas e o casal pode escolher as músicas que façam parte da história de vida deles, relembrando as canções cheias de significados.
Alguns casais optam por renovar os votos no ano seguinte ao casamento ou até cinco, dez ou vinte anos depois. Não existe regra.
A cerimônia é dividida em momentos muito especiais: a abertura, a acolhida, os ritos iniciais, a invocação e bênçãos dos quatro elementos sagrados, leitura de texto ou poema, a renovação dos votos, o handfasting (o ritual de enlace das mãos dos noivos), a troca das alianças, o acender das velas sagradas e a bênção final.
Em geral a cerimônia tem duração de 50 minutos e a simbologia é baseada nos elementos sagrados da natureza. Ao final da cerimônia, poderão ser realizadas danças circulares para a conexão com todos os convidados presentes.